quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Qual area na 2ª Fase do exame da Ordem?




Olá nobres pensadores! Freqüentemente ouço de meus colegas de Faculdade uma curiosa indagação a cerca de que qual área jurídica é mais fácil na 2ª fase do exame da ordem (OAB). Nos do Você Fazendo Direito após algumas pesquisas, trazemos a você um resultado surpreendente, tire suas conclusões e nos deixe seu feedback.

No momento da inscrição para o Exame de Ordem, o examinando deve indicar a área jurídica (matéria) em que deseja realizar a prova prático-profissional: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, do Trabalho ou Tributário. Muitos dizem que a área mais fácil é Direito Penal. Outros dizem que é Direito do Trabalho. E Deus me livre de Direito Civil, dizem... Já viu a quantidade de peças?

Analisando os dados do relatório Exame de ordem em números (formulado pela FGV Projetos em parceria com a OAB), que engloba dados do II ao X Exames de Ordem Unificados, a área jurídica em que os candidatos mais tiveram aprovação foi Direito Constitucional. Com exceção o V Exame, todos os outros foram liderados por esta matéria, em termos de aprovação geral.


 Note que as áreas consideradas popularmente mais fáceis (Penal e Trabalho) estão em último lugar.
Entretanto, isso não significa que Constitucional é a área mais “fácil”. Isso porque a tabela acima o índice de aprovação geral, englobando as duas fases.
As notas obtidas pelos candidatos demonstram que, na verdade, Direito Constitucional liderou somente os II e III Exames. ”O candidato deve escolher aquilo que tem afinidade. Isso é fundamental para que tenha ânimo para estudar e os temas sejam intuitivos no momento da prova. A prova de segunda fase é de habilidade e técnica, portanto, é fundamental ter afinidade com os temas", afirma Darlan Barroso, diretor pedagógico do Damásio Educacional.

Então, finalmente, respondendo a pergunta proposta no título: qual a área jurídica mais fácil para a 2ª fase do Exame de Ordem?
Honestamente? Fiz todo esse estudo e trouxe esses dados estatísticos apenas para o meu artigo não ficar pobre e se resumir à resposta que eu já tinha pronta:
A área jurídica mais fácil para a segunda fase do Exame de Ordem é aquela que você mais gosta ou tem mais facilidade de estudo.
Isso se dá por uma razão simples: não existe área mais fácil. Existe estudo, esforço e conquista. Se você pensa em escolher a área somente pela facilidade, você já andou meio caminho para a reprovação.
Escolha a área que mais te agrada, aquela que te dá mais prazer em estudar. Porque, não duvide, você vai ter que ficar muitas horas sentadas estudando esta matéria. E, se estudar já não é algo fácil, estudar algo que não gostamos é um martírio que vai levar, invariavelmente, a menos (ou nenhum) estudo. 
O Você Fazendo Direito deseja uma boa sorte a todos que lutam por seus sonhos, depois de passar é só colar seus memes...!



Fonte:www.jusbrasil.com
         www.educação.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário